← Voltar Publicado em

Vacina BCG completa 45 anos no combate a tuberculose no Brasil

No dia 1 de julho, a vacina BCG (Bacilo de Calmette & Guérin), imunizante contra a tuberculose, completa 45 anos no Calendário Nacional de Vacinação brasileiro. Desde 1977, o Ministério da Saúde a incorporou no Programa Nacional de Imunizantes (PNI).

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, popularmente conhecida como Bacilo de Koch (BK), transmitida por vias aéreas, afetando principalmente os pulmões e, se a doença não for tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, fraqueza e até morte.

O Hospital Metropolitano do Vale do Aço faz um alerta sobre alguns dos principais sintomas, como tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito e falta de apetite. Em caso de sintomas é necessário procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, dois bilhões de pessoas, ou seja, um terço da população mundial, estão infectadas. Nove milhões desenvolverão a doença e dois milhões morrerão a cada ano. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil. Essas estimativas evidenciam a necessidade de enfrentar o problema e conscientizar a sociedade sobre a prevenção.

Por mais que a pandemia da covid-19 tenha aberto novamente uma discussão mundial sobre a importância e eficiência das vacinas, a imunização é uma das principais formas de prevenir comorbidades, especialmente as que afetam crianças. Uma prova da sua eficácia é a diminuição drástica da incidência de várias doenças e de suas complicações ao longo da vida, como sarampo, gripe, varíola e a tuberculose.

A recomendação no Brasil é que o imunizante BCG seja aplicado em dose única, em recém-nascidos ou crianças de até cinco anos que ainda não tenham sido vacinadas, além de ser recomendado em casos específicos para pessoas de qualquer idade que convivam com portadores de hanseníase e estrangeiros ainda não vacinados, que estejam de mudança para o país.

Calendário Nacional de Vacinação

Definido pelo Programa Nacional de Imunizações, o Calendário Nacional de Vacinação corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país.

O Sistema único de Saúde (SUS) disponibiliza, atualmente, vacinas para mais de 20 tipos de doença. Grande parte é direcionada ao público infantil, como por exemplo, imunizantes contra tuberculose, hepatite B, coqueluche, pneumonia, sarampo, rubéola e poliomielite.

É importante saber também que toda vacina licenciada para uso, antes, passou por diversas fases de avaliação, para garantir a segurança. No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.