← Voltar Publicado em

CÂNCER ÓSSEO: HMVA reforça a importância do diagnóstico precoce

Segundo dados levantados em 2020 pela Sociedade Brasileira de Cancerologia, o tumor ósseo representa 2% das patologias oncológicas no Brasil, tendo em média 2.700 casos novos por ano. A baixa incidência não diminui sua importância e severidade, e assim como em outros tipos da doença, o diagnóstico precoce é essencial para elevar as chances de cura.

As causas ou fatores de risco para o desenvolvimento do câncer ósseo ainda são pouco conhecidos. Acredita-se que uma das possibilidades dar-se-á em um erro de replicação em algumas células do DNA, fazendo com que se tenha uma mutação ou divisão celular de forma irregular. Alguns tumores ósseos como o Osteossarcoma, podem estar ligados a síndromes de predisposição hereditária ao câncer, ou seja, o paciente pode ter nascido com alguma mutação genética que o predispôs a desenvolver o tumor.

Segundo o oncologista clínico do Hospital Metropolitano do Vale do Aço (HMVA), Thayles Vinicius Moraes, “os tumores ósseos, tanto malignos quanto benignos, podem surgir em qualquer osso do corpo humano, porém, são mais comuns nas vértebras, ossos da bacia, fêmur, tíbia, úmero e nas costelas”.

As principais características da doença são dor, aumento de volume no local acometido e limitação funcional. “Por isso, orientamos que ao iniciar uma dor óssea que não melhore espontaneamente e, principalmente se a dor persistir por mais de 15 dias, ou que evolua com piora progressiva, ou ainda uma dor noturna persistente, a recomendação é que a pessoa busque auxílio médico”, destaca o profissional.

O oncologista ressalta ainda a importância de uma equipe especializada no atendimento dos casos, preferencialmente em centros de referência, tendo em vista que o tratamento de tumores ósseos demanda um engajamento entre diversas especialidades. A equipe multidisciplinar pode envolver ortopedista oncológico, cirurgião oncológico, oncologista clínico e radioterapeuta, além da assistência de uma equipe multidisciplinar com acompanhamento psicológico, nutricional e de terapia ocupacional.

“O tratamento de forma objetiva baseia-se no tripé de cirurgia, quimioterapia e radioterapia, sendo que a ordem entre uma ou outra opção é avaliada e definida de acordo com cada caso. O diagnóstico precoce é fundamental, pois, uma vez detectado em fase inicial, as chances de sucesso e cura com o tratamento serão significativamente maiores”, finaliza o especialista.

Unidade de Oncologia

O HMVA conta com uma unidade de oncologia composta por uma equipe multidisciplinar especializada e capacitada para prestar atendimento aos pacientes. A estrutura da Unidade de Oncologia é dividida em recepção, consultórios, salão de quimioterapia, farmácia oncológica com área de armazenagem e diluição, conforme a RDC nº 220 de 2004 da ANVISA, que regulamenta o funcionamento dos serviços de terapia antineoplásica no Brasil. Além disso, o espaço preza pelo acolhimento e humanização na admissão de pacientes e familiares.

A unidade está localizada na Rua Ipanema, 86, Centro, Coronel Fabriciano. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h; e sexta-feira, de 8h às 17h.